O Clube de Mídia e o Clubinho Jacaré Poió da Casa de Clara de Assis (Natal/RN) realizaram visita ao Espaço Ecoposto Energia Eólica onde participaram do Projeto “Aulas de Energia”.
As aulas teóricas e práticas ajudaram que todos conhecessem o processo de geração de energia elétrica a partir da energia renovável de origem eólica (dos ventos).
O Projeto “Aulas de Energia” ocorre na sede Ecoposto do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, em Maracajaú/ Maxaranguape, no Rio Grande do Norte. O espaço tem como objetivo principal conscientizar sobre a importância da geração e uso da energia, em especial das energias renováveis, como a eólica, e a necessidade de utilizar-se a energia de forma eficiente e segura no dia-a-dia, evitando o desperdício e preservando o meio ambiente.
Além da absorção de conhecimento, as atividades do projeto visam provocar nos participantes uma reflexão sobre a questão energética a partir do ponto de vista da ética, do desenvolvimento econômico e da salvaguarda dos patrimônios material, imaterial e ambiental.

A visita seguiu o seguinte roteiro:

– Sala Interativa Eficiência Energética: com informações, fatos e dados relacionados às diferentes formas de produção de energia, com ênfase nos temas centrais do projeto – Energias renováveis, energia eólica e Eficiência Energética.
– Maquetes: simulação de diferentes formas de produção de energia, possibilitando aos participantes uma análise detalhada das estruturas básicas em cada um dos casos.
– Sala de Corais e Meio ambiente: espaço para reflexão da importância da salvaguarda do meio ambiente marítimo local para a subsistência e equilíbrio da vida social dos moradores da região.
– Roda de ideias: debates para uma reflexão mais profunda em torno dos temas centrais, com o intuito de desenvolver opiniões e críticas construtivas sobre os temas propostos, despertando a conscientização sobre comportamentos de consumo e seus impactos ao nosso ambiente.

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!