O Baldinho da Kamu é uma atividade que está sendo desenvolvida neste ano na Casa de Timóteo(Boa Vista/RR), organizada e monitorada pela Diretoria de Assuntos Ambientais do Clubinho do Jacaré-Poió.
O projeto tem por objetivo o trabalho de fortalecimento colaborativo no aspecto ambiental e da sustentabilidade, englobando a coleta de resíduos orgânicos.
Funciona assim: a diretoria organiza o empréstimo do Baldinho da Kamu, orienta quem vai usá-lo quanto os tipos de resíduos que podem ser coletados e a data para devolução do Baldinho.
No retorno, todos os resíduos orgânicos coletados são depositados na composteira da Unidade para passar pelo processo de decomposição e tornar-se adubo orgânico, que é utilizado na própria horta e no projeto Quintais Sustentáveis, desenvolvido junto a 12 famílias coparticipantes.

“As diretorias de Assuntos Ambientais e de Segurança Alimentar também estão participando diretamente do projeto Quintais Sustentáveis, trabalhando as questões da alimentação saudável e a importância da Pancs (plantas comestíveis não- convencionais) e as plantas medicinais. Inicialmente as diretorias de Assuntos Ambientais e Segurança Alimentar estão trabalhando no seu próprio canteiro como um laboratório de experiência para o avanço junto aos adultos nos Quintais Sustentáveis.
Compartilho também a experiência das duas diretorias citadas na elaboração do cardápio para a festinha de fundação do Clubinho do Jacaré Poió: foi realizado um trabalho de pesquisa e prática culminado com a execução das receitas do bolo do “Hulk” – todo verde, feito com ora-pro-nóbis, brigadeiro da casca da banana, espetinho de frutas, suco de abacaxi e caju com hortelã e suco de abacaxi com moringa. Estamos trabalhando para afinarmos laços com a sustentabilidade em todos os aspectos dos nossos trabalhos pedagógicos das Diretorias, Projeto Educar Horta e Pomar, Projeto Quintais Sustentáveis e o Grupo de Tutoria.” – relata a orientadora pedagógica Sabrina Steffane.


Baldinho da Kamu

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!