As crianças do Clubinho do Jacaré Poió da Casa de Professor Pastorino (Goiânia/GO), motivadas pela proximidade das eleições oficiais, agitaram a Unidade.

As atividades buscaram entender conceitos sobre política, cidadania e democracia, com questões que invadem o dia-a-dia de todos. As crianças promoveram debates sobre o que os candidatos devem fazer para a população e qual é o Brasil que eles querem. As respostas acerca dessas perguntas foram escritas em cartazes e expostas no mural.

Grupos foram formados e “candidatos” definidos, dois por turno de atividade. Os candidatos apresentaram propostas para a melhoria da vida das pessoas e também foram pensadas pequenas mudanças para os grupos de convivência dentro da Unidade, respeitando-se as diferenças e lembrando que “a mudança começa em cada um”.

As campanhas foram enriquecidas pela confecção de títulos eleitorais, convocação de mesários, sempre simulando a vida real. Clarice do Carmo e seu vice Sérgio Gabriel,foram eleitos pelo turno da manhã e, pelo turno da tarde, o eleito foi Klrismacleiton Pereira Gomes.

As atividades possibilitaram que as crianças percebessem que elas são ouvidas, com direito a expressar seus valores e seus pensamentos, e que podem sonhar, pensar sobre seus desejos e, apesar das diferentes escolhas individuais, podem exercitar o respeito à escolha do grupo.

As propostas apresentadas serão analisadas pelos educadores, vendo o que será possível realizar.

Durante todo o processo e no dia da votação, as crianças ficaram eufóricas, comentando sobre o candidato que escolheram e suas propostas de campanha.

A comemoração, claro, foi para todos.

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!