Após um período de estudo a Diretoria de Assuntos Ambientais do Clubinho do Jacaré Poió da Casa de Timóteo (Boa Vista/RR) promoveu o momento “Conhecendo as PANCs – Plantas Alimentícias não Convencionais”. A apresentação foi feita para todas as crianças do Clubinho, tomando-se o devido cuidado para a identificação e diferenciação entre as plantas comestíveis de fato e as não-comestíveis e que oferecem risco ao serem consumidas.
Alguns arbustos espontâneos que nascem nas hortas e calçadas, não podem ser consumidos mas desempenham importante papel no equilíbrio contra as pragas, eliminando o uso de agrotóxicos.
O uso das Plantas Comestíveis Não Convencionais remonta a um tempo em que a harmonia do ser humano com outros integrantes da natureza era uma constante. Com o passar do tempo, “arbustos comestíveis” foram descartados e a fome no planeta poderia ser minimizada.
Finalizando a apresentação, a degustação de bolo de Ora-pro-nóbis – planta muito encontrada em todo o sudeste (especialmente em Minas Gerais) e que possui 25% de proteína – deixou todos felizes.

Esta também foi uma forma de homenagear a aniversariante da semana, a nossa querida florzinha GISELDA que muito tem nos inspirado na busca de conhecer e respeitar todos os vegetais, compreendendo o valor que a natureza tem, buscando respeitar o meio ambiente que vivemos.

Conhecer nos aproxima da realidade e permite-nos transformá-la.
Lembrando que, se você não tem certeza de qual espécie se trata, não consuma e também nunca utilize matos espontâneos que cresceram nas ruas e calçadas.

Parabéns Giselda!!!!

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!