Roraima mantém uma ligação muito forte com sua origem indígena incluindo a reserva territorial para os povos indígenas. Surpreendentemente, o reconhecimento e a valorização desta cultura como sendo mais uma forma de vida diferente, está longe de acontecer e o preconceito ainda é muito grande.
Esta situação preconceituosa se amplia para aqueles indígenas que saem de suas aldeias e vêm morar na capital, Boa Vista. Diante desta situação-problema, a Casa de Timóteo (Boa Vista/RR) busca despertar nas crianças e adolescentes a aceitação da diversidade de cultural e a autoestima e a valorização dos seus pares.
Levando em consideração que as famílias inscritas em Unidade são em grande parte de origem indígena, ficou ainda mais urgente a necessidade destas reflexões que ajudam a resgatar os conhecimentos tradicionais que precisam ser conhecidos, preservados e valorizados.
Esta é uma das práticas educativas Cultura RR que vem ajudando neste trabalho. No último dia 19 de maio, ocorreu a Roda de Conversa “A Cultura Indígena de Roraima”, em parceria com a Escola Municipal Indígena da Comunidade Serra da Moça.
A Roda foi regada também da dança Parixara e apresentação de artesanatos das culturas Macuxi e Wapixana mostrando suas diferenças e belezas singulares.


Timóteo - cultura indígena 6
Timóteo - cultura indígena 5
Timóteo - cultura indígena 4
Timóteo - cultura indígena 3
Timóteo - cultura indígena 2

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!