No dia 23 de Março de 2017, os jovens do Pré-Juventude e do clube de Mídia visitaram a exposição “Mulheres” que exibia dez quadros com a pintura de dez das mulheres mais importantes da história de Campos dos Goytacazes e que foram escolhidas por terem mudado a história da cidade realizando grandes feitos.
O Clube de Mídia registrou a visita.

“Entre as retratadas, está a diretora do Grupo Folha, Diva Abreu Barbosa, que, nos anos 70, junto ao marido, o jornalista Aluysio Cardoso Barbosa, fundou a Folha da Manhã, revolucionando o conceito de jornalismo na cidade: — Nós buscamos exatamente isso: as mulheres que mudaram Campos, estabelecendo um novo padrão profissional, como dona Diva Abreu, e social. Chegamos a 16 nomes. Mas, por sugestão do shopping, ficamos em dez, para que possamos fazer 10 no ano que vem e 10 em 2019. Assim, vamos completar as 30 mulheres guerreiras de Campos. Da lista, também fazem parte Finazinha Queiroz (comprometida com diversas entidades sociais e humanitárias), Fátima Castro (criadora da Casa Irmãos da Solidariedade), Fátima Raposo (empresária que mudou o conceito da informática em Campos), irmã Suraya Chaloub (diretora do Censa), Suerly Vieira (primeira médica a realizar cirurgias na cidade), Diva Goulart (criadora da Apoe), Antônia Leitão (ex-vereadora, escritora e atriz), Conceição Muniz (primeira assistente social do município) e Nídia Lisandro (criadora do Educandário São José do Operário). Destas, sete estão vivas. As outras, com exceção de Finazinha Queiroz (cujo quadro será enviado à Casa de Cultura Villa Maria), serão representadas pelas famílias.” – Os quadros foram pintados pelo artista gráfico e jornalista Marco Antônio Rodrigues, que pretende fazer chegar as trinta muheres mais influentes da sociedade campista. Fonte: http://www.folha1.com.br/_conteudo/2017/03/cultura_e_lazer/1215967-artista-eterniza-mulheres-campistas.html

Quem sabe nossa supervisora Neiva Cremonezzi não tem sua história na cidade reconhecida e ilustrada na próxima edição da exposição?


Francisco Lamego 2 - Cópia
Francisco Lamego 5 - Cópia
Francisco Lamego 1 - Cópia
Francisco Lamego 3 - Cópia
Francisco Lamego 4 - Cópia

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!