A família é um sistema vivo e aberto, no qual primariamente são formados os vínculos de afeto, cuidado, proteção e promoção da educação. Diante disso, convidamos a Secretaria Municipal de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas – SECOD, a qual promoveu para os grupos sociais SAÚDE e AUTONOMIA E CIDADANIA, uma palestra com o tema pergunta: Vamos conversar sobre drogas?
Compreendendo que a informação é a melhor prevenção, a Gerente de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, Sulamy Borba refletiu com os componentes dos grupos, quanto os fatores de proteção como de risco em relação ao uso abusivo de drogas.
Na reunião, a Técnica iniciou perguntando: Alguém usa droga aqui? Em seguida, problematizou quanto às classificações e efeitos das drogas no sujeito, os mitos, o estigma e discriminação com o usuário, as ações de prevenção com os filhos e familiares, aspectos socioculturais do uso de drogas, entre outros tópicos.
Percebeu-se que os coparticipantes estavam bastante empolgados com a palestra, deixando evidente que a droga de alguma forma se fazia presente no cotidiano deles, seja na dependência ou codependência.
O fato é que as drogas permeiam todos os espaços, faz parte da história da humanidade e sempre despertou no homem sentimentos e algum tipo de envolvimento, na sociedade moderna se mostra na sua complexidade e requer um olhar técnico, desprendido de visões radicais prós ou contra o consumo, para tanto, é preciso uma ação contextualizada e totalizante, em que o usuário deve ser visto na dimensão biopsicossocial, dando ênfase à situação de vulnerabilidade e risco social em que muitas vezes é neutralizada por profissionais, famílias e sociedade, destacando apenas a droga como fator prioritário.
A coparticipante E. M. (36 anos), afirma que com a palestra “aprendeu que o filho que é usuário, tem direitos, merece atenção e não usa droga porque quer”.
Consideramos a palestra importante, pois possibilitou conhecimento aos coparticipantes no trato com dependentes, as formas de apoiar o usuário para que este abandone o vício, as abordagens e prevenção ao uso problemático de drogas.

1480689822_WIN_20161130_030521

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!