O grupo BOM DIA dinamizado pela Assistente Social Cristiane e pela Psicóloga Maria Helena, da Casa Marechal Mattos, aproveitou o dia de Zumbi dos Palmares (20/11) para trabalhar a orientação tempo e espaço através de datas comemorativas junto aos idosos. No dia 24/11 destacou o feriado de Zumbi dos Palmares e dia da consciência negra, levando de forma dinâmica o idoso a relembrar um pouco de fatos marcantes da história do Brasil.
Ao final todos receberam uma boneca Abayomi: SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA, TRADIÇÃO E PODER FEMININO, confeccionada anteriormente em uma oficina.

Curiosidade:
Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas. Fonte: http://www.afreaka.com.br

abayomi
Fonte: http://www.afreaka.com.br

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!