Os adolescentes do Clube de Mídia da Casa de Professor Pastorino (Goiânia/GO) visitaram no dia 06 de julho o Museu do Trópico Subúmido, integrante do Memorial do Cerrado. O local apresenta ao público as diversas formas de ocupação do bioma cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.

Lá nossos adolescentes puderam ver fósseis com datação de até 600 milhões de anos. Visitaram a Vila Cenográfica de Santa Luzia que é uma reconstrução em tamanho original desta cidade habitada pelos primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. Conheceram uma moenda de cana e como era feita a rapadura; visitaram um alambique onde era feita a cachaça. Conheceram a réplica de uma aldeia indígena em tamanho original de um modelo Timbira que tem o formato circular, onde cada casa tem um caminho de acesso ao pátio – centro de atividades da tribo. Conheceram também um quilombo que é um sítio geográfico e local de resistência ocupado e organizado por populações africanas ou afro-brasileiras que fugiam da escravidão.

No Memorial do Cerrado encontra-se também uma réplica fidedigna dos modelos de quilombos existentes no cerrado. Os jovens também passaram por trilhas ecológicas e outros espaços de educação ambiental.

Ao final, servimos um delicioso lanche.

Foi uma visita muito enriquecedora e produtiva!!!

Pastorino clube de mídia 8 Pastorino Clube de Mídia 7 Pastorino Clube de mídia 6 Pastorino clube de mídia 5 Pastorino Clube de mídia 4 Pastorino Clube de mídia 3 Pastorino clube de mídia 2 Pastorino clube de mídia 1

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!