Um dos principais projetos propostos para este ano na Casa de Arnaldo São Thiago, na comunidade de Monte Cristo, Florianópolis/SC é a Horta Orgânica do Jacaré Poió.
Esta iniciativa do Clubinho do Jacaré Poió, orientada pelos professores do DCCE e apoiada pela Revolução dos Baldinhos, já é um sucesso e evidencia a importância da educação ambiental.
A criançada já construiu e preparou canteiros para o cultivo das mais variados vegetais ao longo do ano, aproveitando as safras.
Além de incentivar a alimentação saudável, são trabalhados os princípios da agricultura popular urbana.
Com duração prevista para o ano todo em suas várias etapas, a Horta já dá mostras de produtividade com a colheita de hortaliças como o alface.
Desde seu início, o projeto mostra-se interdisciplinar pois aborta diferentes aspectos do plantio, das espécies nativas brasileiras já cultivadas pelos índios, como a mandioca, até culturas que serão utilizadas na fabricação de instrumentos musicais, como o bambu e também outros aspectos da cultura local.
As hortaliças que já foram colhidas e utilizadas na própria alimentação dos coparticipantes, promovendo a interação dos educandos com os processos produtivos dos alimentos que consomem, de maneira sustentável e educativa.

1461176591_IMG-20160420-WA0001

Horta Orgânica 1

Horta Orgânica 2

Horta Orgânica 3

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!