Durante os meses de julho, agosto e setembro, a Casa Rodolfo Aureliano (Recife/PE), sediou três turmas do curso de Agente de Alimentação Escolar e Agricultor Familiar. Neste período, 65 mulheres coparticipantes puderam se qualificar profissionalmente, com conteúdo básico que incluía aulas de matemática, língua portuguesa e aulas teóricas.
Os cursos abordaram temas transversais como: educação, ética, sexualidade, pluralidade cultural, trabalho e consumo, meio ambiente, história da mulher e sustentabilidade.
Na linha de conteúdo, teve destaque o empreendedorismo e questões relacionados aos direitos e deveres: da mulher (lei Maria da Penha), direito do trabalho, noções iniciais para o trabalhador celetista, contribuição e aposentadoria do trabalhador, a dona de casa, o autônomo, a doméstica, direito do consumidor, direito da família, divórcio, sucessão, união estável e reconhecimento de paternidade e cidadania.
Além da aprendizagem, as coparticipantes foram beneficiadas com material didático, camisa e uma ajuda de custo.
Os cursos foram articulados junto a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Prefeitura do Recife e efetivado através do Pronatec, (Programa Mulheres Mil), cujo objetivo é oferecer profissionalização e complementação de estudos às mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O Programa propõe-se a estimular a garantia de sustentabilidade social, promover a igualdade entre os gêneros e a autonomia das mulheres, acesso a educação profissional e a elevação da escolaridade.
Dia 27/10 ocorreu à formatura dos cursos, no auditório da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Além das alunas, estavam presentes o vice-prefeito da Cidade do Recife, Sr. Luciano Siqueira, a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna e a Sra. Maria José de Sena, Reitora da Universidade. Na sala que antecede o auditório todas as mulheres foram maquiadas pela equipe do evento e receberam ao final os certificados de conclusão de curso.

De acordo com a coparticipante Sra. Luciana da Conceição, integrante do curso de Agente de Alimentação Escolar “o curso foi muito bom e importante para se conseguir um emprego, espero que tenha outros, aprendi muito”.

AULA

AULA_

CERTIFICADO

Formatura._

Formatura

Formatura_

IMG-20151027-WA0069

IMG-20151027-WA0120

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!