Mais 70 alunos receberam certificados de agentes multiplicadores em prevenção às drogas, do projeto Formação Comunitária (FOCO) da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD), nesta sexta-feira. A solenidade foi na Casa Rodolfo Aureliano – Unidade Lar Fabiano de Cristo (LFC), na Várzea. Na ocasião, a secretária Aline Mariano entregou o selo que reconhece municipalmente o Lar Fabiano de Cristo como espaço de prevenção às drogas.

A expectativa é de que, até o final do ano, mil alunos sejam habilitados para o fortalecimento de uma cultura de proteção ao uso e/ou abuso de drogas. Nesta turma, entre os estudantes, jovens e mães inscritas na instituição e usuários do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – Roda de Fogo. Entre os jovens certificados, quatro karatecas George, Vinicius, Junior e Robson, acompanhados de mais dezesseis adolescentes e jovens que compuseram uma turma e outra turma de dezoito mães que se dedicaram no aprofundamento sobre este vilão da humanidade chamado “drogas”.
A emoção extra ficou por conta do pedido de ajuda vindo de dois jovens: _ agora eu quero ajuda! Já estamos buscando o apoio para eles e respectivas famílias, esperamos que dê certo. (Dilma Oliveira – Coordenadora Regional do LFC e Supervisora da Casa de Rodolfo Aureliano)

Entenda o FOCO – Formação Comunitária
É um projeto de intervenção para prevenir o uso, abuso do crack e outras drogas com proposta de trabalho voltada para ações que devem ser executadas dentro da comunidade onde o indivíduo vive. As atividades são apoiadas e monitoradas por representantes dos Comitês Locais de Recuperação de Situações de Riscos de cada RPA.
O projeto contempla três módulos: “Aspectos gerais sobre as drogas”, que explica o conceito, uso na humanidade, tipos de drogas e classificação das substâncias psicoativas. Sem esquecer de falar sobre os tipos de usuários e legalidade versus ilegalidade, que desmitifica conceitos e ressalta o compromisso com o sigilo e respeito às singularidades, mais os módulos: “Prevenção às drogas e outros cuidados” e “Redução de danos e riscos, território e rede”.

Notícia do Diário de Pernambuco:
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/10/22/interna_vidaurbana,605591/mais-70-alunos-se-tornam-multiplicadores-em-prevencao-as-drogas.shtml

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!