A Casa Recanto do Caminho é fruto de uma aliança de amor entre o Lar do Caminho, o senhor Antonio Jucá e Melo e o Lar Fabiano de Cristo. Ela foi criada para dar continuidade ao trabalho social desenvolvido pela extinta Casa Maria de Nazareth que funcionou na cidade de Juiz de Fora de 1968 a 2001 prestando relevantes serviços e que, por questões de localização distante das áreas de vulnerabilidade, se viu esvaziada.

No ano de 2002 vários locais foram visitados buscando um local propício para a criação de uma nova casa assistencial, concomitantemente o professor Cesar Soares dos Reis, ex-presidente do Lar Fabiano de Cristo, iniciou contatos com o Centro Espírita Lar do Caminho que dispunha de um terreno em uma região bastante vulnerável no município, terreno este que tinham recebido do senhor Antonio Jucá e Melo para desenvolvimento de atividades sociais. Após várias negociações com a então presidente do Lar do Caminho, a senhora Izabel Salomão de Campos escreveu um termo de contrato de comodato para o período de 20 anos, cedendo assim um maravilhoso espaço de aproximadamente 17 km para criação de uma nova casa assistencial.

Em 2 de junho de 2002 foi criada a Casa Recanto do Caminho, situada na Av. Pedro Afonso Pinheiro, nº. 465, bairro Santa Efigênia, em Juiz de Fora/MG.

No mesmo mês iniciaram-se as obras e reformas para adequação do espaço e ao mesmo tempo eram realizadas atividades de abordagens com crianças da região e no ano de 2003 também foi iniciado o trabalho social com as famílias, as entrevistas e reuniões com os adultos e os encontros com as crianças e adolescentes aconteciam ao ar livre, aproveitando as sombras das muitas árvores existentes no local.

Em abril de 2004 iniciaram-se o atendimento socioeducativo a 100 crianças com idades entre 07 e 13 anos, algumas oficinas para os adultos, como a de confecção de pão de queijo e de doces caseiros, e oficinas de esporte para jovens e adolescentes.

A Casa Recanto do Caminho foi inaugurada no dia 05 de maio de 2004.

A Casa recebeu o nome Recanto do Caminho a pedido da senhora Izabel Salomão de Campos – presidente da referida instituição, através de negociação direta com o professor César Reis.

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!