Em Belém, onde fica a Casa de José, Unidade do Lar Fabiano de Cristo, quem toma conta da cidade são as crianças e adolescentes. Porém, não é qualquer cidade, é Irupé, que fica exatamente dentro do próprio Lar Fabiano de Cristo, criada a partir do projeto cidade laboratório em 2013. A mini-cidade, como qualquer outra, contém prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários e até mesmo um grupo de jovens jornalistas independentes. Todo mês é realizado uma reunião para que os “problemas” encontrados nas comunidades, ou seja, nas turmas de faixas etárias diferentes, sejam resolvidos. Porém, quem idealiza e reproduz as soluções são as próprias crianças e adolescentes. O principal objetivo é ajudá-los a exercer sua cidadania e autonomia, trazendo a eles o conhecimento de seus direitos e deveres enquanto cidadão.

“Esperamos para 2015 muitas mudanças positivas para Irupé e nossos cidadãos.”, segundo Alice Nogueira, vereadora da comunidade de Tabaréu, grupo de jovens e adolescentes da Unidade, quando perguntada a respeito da cidade.

“Este projeto é interessante devido à orientação política das crianças e adolescentes, tornando-os cidadãos mais questionadores e responsáveis.”, opinião de Kelly Girard, Educadora Social que participa do projeto.

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!