Em 2012, começou uma parceria entre SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Casa de José, Unidade do Lar Fabiano de Cristo, através de um trabalho com o Consulado do Japão, onde a Unidade teve oportunidade de instalar o curso de Costura Industrial a partir de doações de maquinários feitas pelo consulado. Como o curso foi um sucesso, a Casa de José foi em busca de ampliar o acesso a outros cursos para oferecer mais oportunidades à comunidade no mercado de trabalho.

Nos últimos anos novos cursos passaram a ser oferecidos ao público do bairro Guamá, como: Assistente administrativo-secretariado, Mecânica a diesel, Construção civil e Informática básica. Sendo este último um dos mais procurados juntamente com o de Costura Industrial. “O curso de Costura Industrial tem muitos benefícios. Eu faço projetos sociais, tenho uma ocupação a mais e, principalmente, uma fonte de renda”, segundo Ana Rosa, moradora da Comunidade, 37 anos, quando perguntada sobre sua opinião a respeito do curso. Tirou-se como conclusão que as expectativas dos participantes dos cursos disponibilizados são maiores em relação a sua fonte de renda e da expectativa de um futuro melhor para sua família, como comentário de Raquel Soraya, 20 anos, que tem sua família atendida pela Unidade.

“Essa é uma oportunidade difícil de encontrar. Com essa nova profissão, espero continuar costurando, e quem sabe um dia fazer parte de algo maior.”

– Raquel Soraya, 20 anos, Coparticipante da Casa de José, Unidade do Lar Fabiano de Cristo.

Após o curso de Costura Industrial, algumas mulheres passaram a participar do Grupo de Geração de Renda, que atualmente conta com 13 mulheres que estão com muitas encomendas.
Na última segunda-feira, foram encaminhadas duas mães do Grupo de Geração de Renda para uma fábrica que ficou sabendo do trabalho através de uma amiga que viu os produtos e veio procurar as costureiras.

 

foto-costura-2foto-costura-1

 

Fonte: Grupo Jovem de Irupé, projeto da Casa de José, Unidade do Lar Fabiano de Cristo

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!