Permear o universo infanto-juvenil. Comunicar-se. Fazer-se entender. Divertir, entreter e instigar a curiosidade. Formar identidade. Provocar interações. Estimular a linguagem. Articular o pensamento. Essas são algumas características do universo das histórias em quadrinhos, cujo dia se comemora hoje, 30 de janeiro.

A leitura é essencial em qualquer idade, mas é na infância que seu hábito é mais facilmente alcançado. A ilustração gráfica e a perspectiva de movimento das histórias em quadrinhos trazem a concretude indispensável ao diálogo com as crianças. É com a história em quadrinhos que se estabelece um vínculo afetivo altamente positivo com a leitura. Esse vínculo antecede a espontaneidade do gosto pela leitura, tão necessária ao desenvolvimento crítico, político e social da juventude.
Aliem-se essas particularidades ao objetivo do crescimento moral e social da criança. Trata-se de introduzir conceitos fundamentais nesse universo. Provocar o pensamento. Alertar para a possibilidade da escolha. Fornecer valores. Orientar para a escolha no bem. É assim que, através dos quadrinhos do Jacaré Poió, o Lar Fabiano de Cristo permeia a natureza da criança, ou seja, cultiva o grão que guarda os frutos do amanhã. Através da arte da contação de historia, o Jacaré Poió entra no universo infantil e modifica a vida das crianças. Segundo a Presidenta do Clubinho do Jacaré Poió da Casa Francisco Lamego, Roberta Lourenço, de 11 anos, a proposta do Jacaré Poió “ajuda a cuidar do meio ambiente, que é nossa casa”. A Presidenta ainda explica: “no Clubinho a gente pode saltar nossa imaginação, nossa criatividade. Tudo que aprendemos repassamos para outras pessoas, trazendo um sorriso no rosto de cada criança”. O caráter multiplicador para o bem é uma característica básica da ideologia da Revista. As virtudes são conduzidas através das histórias, das lições e dos exemplos trazidos pela Turminha do Poió. No campo da educação, continua Roberta, a revistinha do Jacaré Poió é extraordinária “porque tem histórias, atividades e brincadeiras relacionadas ao meio ambiente. Traz também vários assuntos importantes. Isso tudo melhora muito a nossa leitura e a nossa educação”. No dia em que se comemora a revista em quadrinhos da diversão e do entretenimento, podemos celebrar, da mesma forma, a sua utilidade na Obra de Fabiano de Cristo: instruir, transmitir valores e conduzir o caráter, de forma lúdica e divertida, dos verdadeiros donos do futuro.

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!