A maior Obra Social do Brasil.

Casa de Timóteo

Lar Fabiano de Cristo > Unidades > Casa de Timóteo

Supervisor

Maria Christina do Nascimento.

História

Em 1997, o Lar Fabiano de Cristo, em busca de implantar uma Unidade no extremo norte do Brasil, encontra no Centro Espírita Paulo de Tarso um grande parceiro para realizar essa vontade.

Em 1998 foi realizado o primeiro seminário sob o tema: “Desenvolvimento do Modelo de Promoção Integral de Famílias do Lar Fabiano de Cristo”, ministrado por Edivaldo Roberto (Assistente Social) e com participação de vários voluntários do Centro Espírita Paulo de Tarso. Posterior a este seminário surgiu o Projeto Piloto, que foi desenvolvido durante 5 anos, com intuito de treinar a equipe do Centro Espírita no modelo filosófico, metodológico, promocional e operacional do Lar Fabiano de Cristo.

No ano de 2000, o Lar Fabiano de Cristo assina um convênio com BNDES para aquisição de recursos para reforma de diversas Unidades pelo Brasil, e para a alegria de todos, destina uma parcela para a construção da Unidade que deveria ser implantada aqui, o Centro Espírita por sua vez busca junto a Prefeitura de Boa Vista a doação de um terreno em um bairro periférico, e a contemplação da doação ocorreu no mesmo ano, no bairro Nova Cidade, onde se localiza a unidade.

Tomando então o caminho para se firmar como uma Casa Assistencial, em 2002 encerram as atividades do projeto Piloto e sob orientação de Edivaldo Roberto, passou-se a realizar um novo Projeto, o “Espaço de Convivência”, que objetivava a aproximação com a comunidade no qual a unidade iria no futuro trabalhar. Foram mais de 2 anos de muitos e novos conhecimentos, inicialmente foi utilizado um prédio da Prefeitura emprestado para que fosse possível reunir a Comunidade aos domingos pela manhã para brincar com as crianças do bairro Nova Cidade. Foram manhãs de muitas alegrias. Aos poucos a Unidade ia tomando corpo e, posteriormente, foi transferida a atividade do Espaço de Convivência para a Unidade, mesmo sem muita estrutura, apenas com o básico.

Em paralelo as atividades, os voluntários estudavam o material de orientação do Lar Fabiano de Cristo e também o livro “A Espiritualidade e a Obra de Fabiano”. A cada estudo era um reencontro afetuoso com a proposta de Fabiano para a nossa educação.

Foi nesse período que surgiu a necessidade de encontrar um nome para a Casa que se formava. Como a implantação da Casa sempre esteve atrelado ao Centro Espírita Paulo de Tarso, pensou-se em homenagear Paulo de Tarso e assim surgiram muitos nomes ligados a ele. Mas foi sob a sempre carinhosa atenção de César Reis, que nos enviou uma sugestão falando de Timóteo e do significado deste jovem na vida de Paulo. César Reis disse que Timóteo, para Paulo de Tarso, era como um filho espiritual, pela ligação amorosa e a sintonia de sentimentos, assim é que foi definido o nome da “nossa casa”, que passou a ser chamada de Casa de Timóteo.

Em outubro de 2004, a Casa de Timóteo foi oficialmente aberta para as primeiras inscrições das famílias e em abril de 2005 foi iniciado a primeira atividade no antigo DCAE, posteriormente chamado de DCCE, e a inauguração oficial ocorreu em 30 de outubro de 2005.

Onde fica

Rua Macapá, 502 - Nova Cidade - 69316262 - Boa Vista - Roraima


(95) 3626-7181

Projetos Sociais

Diga o que você achou da Unidade

Faça parte da Obra de Fabiano também!