A maior Obra Social do Brasil.

Casa de Rachel

Lar Fabiano de Cristo > Unidades > Casa de Rachel

Supervisor

Celeste Aída Seara Souza

História da Casa de Rachel

A Casa de Rachel nasceu em nossa cidade em 13 de setembro de 1978, advindo da antiga Colônia Nosso Lar, instituição que desenvolvia um trabalho socioassistencial com jovens de 12 a 17 anos, em situações de vulnerabilidade e abandono social, estes eram assistidos em casas abrigo. Durante 15 anos o trabalho desenvolvido atendeu um considerável número de jovens que chegou a somar 3.492 participantes. Como o trabalho desenvolvido deixou de atender a grande porcentagem dos jovens que não mais se adaptavam, todo o patrimônio foi doado ao Lar Fabiano de Cristo que optou por ali instalar uma unidade para atendimento à família, considerando que somente um trabalho socioassistencial amplo poderia vir a surtir efeito na recuperação e atendimento ao jovem.

A escolha do nome foi motivada pelo espírito de doação e dedicação aos menos favorecidos de Rachel Rosa Teixeira Xavier, mãe do então presidente do Lar Fabiano de Cristo, Sylvio Walter Xavier, no período de 1984 a 1990.

A Casa de Rachel é referencia na cidade de Itabuna pelos relevantes serviços prestados à sua comunidade, como conseqüência a Instituição foi escolhida para ser a Unidade executora de Projeto Refazendo Caminhos em Itabuna financiado pelo Grupo Votorantim com a supervisão do CMDCA ( Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), tendo também assento neste Conselho na pessoa da Supervisora Celeste Aída Seara.

Atualmente oferece as seguintes atividades para crianças e jovens: desenvolvimento lúdico infantil, complementação escolar, oficinas de: dança, percussão, balé, capoeira, informática, artesanato, uma videoteca e uma biblioteca e o projeto menor aprendiz. Para adultos, oficinas de: Pintura, bordado, culinária, manicure, cabeleireiro, além das atividades de Cidadania vinculadas ao Acompanhamento Social das famílias e idosos e a Cooperativa de Costura em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Os recursos quase que em sua totalidade são oriundos da CAPEMISA SOCIAL, possuindo também parceria com o Instituto Votorantim e dando continuidade no projeto financiado pelo Fundo Canadá e parceria com a Conexão Vida – Ágata Esmeralda instituição italiana que em sistema de apadrinhamento assiste a 44 crianças e adolescentes do nosso quadro de coparticipantes.

Onde fica

Av. Manoel Chaves, 1576 – São Caetano – Itabuna/BA – CEP: 45608-001


(73) 3617-1498 e Fax: (73) 3617-3313

Projetos Sociais

Diga o que você achou da Unidade

Faça parte da Obra de Fabiano também!