A maior Obra Social do Brasil.

Casa de José

Lar Fabiano de Cristo > Unidades > Casa de José

Supervisor

Norma Suely Souza Carvalho

História da Casa de José

O Sr Mário Barbosa e seu irmão Jaime eram trabalhadores do Centro Espírita “Vinha de Luz”, do Bairro do Guamá, em Belém do Pará. O Centro mantinha no bairro uma obra social que incluía escola primária, cursos para mães, Campanha do Quilo e orientação para jovens. Com o fim de obter apoio para essa obra, escreveram ao Cel. Rolemberg, Presidente do LAR FABIANO DE CRISTO e também da CAPEMI.

Em 1971 a CAPEMI decidiu implantar uma Agência naquela capital nortista. Com esse fim, foram mandados até lá dois funcionários de alta confiabilidade com o encargo de tomarem todas as providências necessárias: – o Sr Joaquim Garcia de Melo Filho Gerente de Produção, e Maria de Belém Monteiro Xavier. Era junho e o Presidente da CAPEMI também iria comparecer quando tudo estivesse pronto para a inauguração da Agência.

Ele pediu que Maria marcasse encontro dele com aqueles 2 irmãos, o qual se deu no aeroporto, à chegada do Cel.Rolemberg. O local de que eles dispunham não poderia ser usado para desenvolver um trabalho nos moldes de 3ª.faixa, mas o Cel. prometeu que o LAR ofereceria um imóvel em melhores condições, se os irmãos se encarregassem de indicá-lo.

Eles o fizeram logo – à Rua Barão de Igarapé Mirim, também no Guamá. Em julho era comprado o terreno. Em 14/09/71 a Diretoria do LAR aprovou oficialmente a criação dessa Casa Assistencial de 3ª faixa. Em 22/09 uma equipe de funcionárias do LAR seguia para Belém, a fim de promover a instalação definitiva da Casa Assistencial e de fazê-la funcionar nos moldes previstos, pois o que havia sido possível empreender até então na sede do Centro Espírita “Vinha de Luz” fora apenas entrega de gêneros alimentícios, seguida de aula e de culto do Evangelho, às quintas feiras.

A equipe ia chefiada por D. Elza Lima, Coordenadora da Casa de Iracema. Em uma semana foi construído o indispensável para início em sede própria, muito modesta. Um ranchinho existente foi consertado para servir à administração e conter o depósito. Em seguida, houve singela inauguração, com uma primeira Distribuição de Gêneros e Benefícios, estando presentes 27 famílias. Era o dia 02/10/71 Nessa fase de implantação a Casa contou com a funcionária Leonice Teodoro.

O pessoal do Centro cooperou bastante, de início; depois, afastou-se espontaneamente
A primeira Supervisora da Casa de José foi Maria Zuíla Pereira Façanha, tendo como funcionárias Venância dos Santos Lima e Yole Vilela, que figuraram na equipe de D.Elza. Anos mais tarde, foi possível erguer, no mesmo terreno, uma Sede bem maior e mais adequada, onde ainda hoje a Casa Assistencial funciona plenamente.

Onde fica

R. Barão de Igarapé Miri, 527 – Guamá – Bélem/PA – CEP: 66075-000


(91) 3249-7795

Projetos Sociais

Diga o que você achou da Unidade

Faça parte da Obra de Fabiano também!