A maior Obra Social do Brasil.

Casa da Fraternidade

Lar Fabiano de Cristo > Unidades > Casa da Fraternidade

Supervisor

Lúcia Cristina da Silva

História da Casa da Fraternidade

Na cidade de Três Corações – MG, um grupo de espíritas, na maioria militares, integrantes do Núcleo da Cruzada dos Militares Espíritas local, dedicava-se a atividades assistenciais, organizando campanhas diversas – inclusive a “do Quilo” – para dar socorro a pessoas muito pobres. O grupo necessitou de uma sede, como apoio para suas lides. Construiu um prédio de dois(2) pavimentos, onde viriam a funcionar uma “Casa da Sopa”, com cozinha, depósito anexos, e um “Albergue Noturno”. Ali também realizadas reuniões espíritas. Foi que o Núcleo passou a estar sediado, desde 02/01/65. O grupo pediu ajuda ao LAR FABIANO de CRISTO.

O então Vice-Presidente daquele Núcleo, em março/65, visitando o Rio de Janeiro, encontrou-se com o Presidente da CAPEMI, Cel. Jaime Rolemberg de Lima (também da Direção do LAR FABIANO de CRISTO), um Cruzado Militar Espírita como ele. Manifestou-lhe seu desejo de construir para os tricordianos uma escola profissionalizante. E obteve do LAR a assinatura de um convênio de cooperação financeira, como apoio à obra social que vinham empreendendo. De fato, em 24 de abril de 1966 era realizada naquele prédio a que nos referimos uma primeira Distribuição de Gêneros enviados pelo LAR. A instituição mencionada no convênio chamou-se “Casa do Capitão Maurício”, em homenagem ao Patrono dos Militares Espíritas.

Pouco depois, o grupo primitivo dividiu-se: alguns companheiros afastaram-se da Cruzada e com o empréstimo feito por um deles adquiriram 2 terrenos, onde já havia uma construção iniciada, à qual deram continuidade, com o objetivo de montar a Escola Profissional. Eles necessitavam de mais um lote e vinham lutando por consegui-lo. Foi quando o Cel . Rolemberg os visitou, revelando-lhes, então, que o Dr. Bezerra de Menezes, através da mediunidade de Divaldo Pereira Franco, lhe dissera haver em Três Corações um grupo de abnegados espíritas dispostos ao trabalho, com o qual seria possível criar a Unidade do LAR FABIANO de CRISTO, de 3a. faixa, local.

Data de então – 13/07/67, a fundação desta unidade que continuou a chamar-se “do Capitão Maurício” at que, em 25/10 seguinte, em reunião, a Diretoria do LAR aprovou a mudança do nome para Unidade Fraternidade. Foi construída uma sede pequena.
Após tê-los visitado de novo, o Cel. Rolemberg remeteu-lhes cheque, visando à compra de 6 outros lotes de terreno, para a construção definitiva. Em 2 dias estavam prontas as plantas respectivas.

Na reunião de Diretoria do LAR de 19/06/68 falou-se que a casa vinha funcionando bem; e seu nome figura na relação de 3a faixa da Ata de 09/08/68.
A sede nova foi inaugurada em 08/02/69 presentes o Prof. Pastorino, o primeiro idealizador do LAR, e Divaldo Pereira Franco, de Salvador (BA). Já nessa época, a Casa atendia há 51 famílias.

Onde fica

Rua Dr. José Garcia da Fonseca, 57 – Jardim Sta Teresa – Três Corações/MG – CEP: 37410-000


(35) 3234-1129

Projetos Sociais

Diga o que você achou da Unidade

Faça parte da Obra de Fabiano também!