A maior Obra Social do Brasil.

Casa de José

Lar Fabiano de Cristo > Unidades > Casa de José

Supervisor

Norma Suely Souza Carvalho

História da Casa de José

O Sr Mário Barbosa e seu irmão Jaime eram trabalhadores do Centro Espírita “Vinha de Luz”, do Bairro do Guamá, em Belém do Pará. O Centro mantinha no bairro uma obra social que incluía escola primária, cursos para mães, Campanha do Quilo e orientação para jovens. Com o fim de obter apoio para essa obra, escreveram ao Cel. Rolemberg, Presidente do LAR FABIANO DE CRISTO e também da CAPEMI.

Em 1971 a CAPEMI decidiu implantar uma Agência naquela capital nortista. Com esse fim, foram mandados até lá dois funcionários de alta confiabilidade com o encargo de tomarem todas as providências necessárias: – o Sr Joaquim Garcia de Melo Filho Gerente de Produção, e Maria de Belém Monteiro Xavier. Era junho e o Presidente da CAPEMI também iria comparecer quando tudo estivesse pronto para a inauguração da Agência.

Ele pediu que Maria marcasse encontro dele com aqueles 2 irmãos, o qual se deu no aeroporto, à chegada do Cel.Rolemberg. O local de que eles dispunham não poderia ser usado para desenvolver um trabalho nos moldes de 3ª.faixa, mas o Cel. prometeu que o LAR ofereceria um imóvel em melhores condições, se os irmãos se encarregassem de indicá-lo.

Eles o fizeram logo – à Rua Barão de Igarapé Mirim, também no Guamá. Em julho era comprado o terreno. Em 14/09/71 a Diretoria do LAR aprovou oficialmente a criação dessa Casa Assistencial de 3ª faixa. Em 22/09 uma equipe de funcionárias do LAR seguia para Belém, a fim de promover a instalação definitiva da Casa Assistencial e de fazê-la funcionar nos moldes previstos, pois o que havia sido possível empreender até então na sede do Centro Espírita “Vinha de Luz” fora apenas entrega de gêneros alimentícios, seguida de aula e de culto do Evangelho, às quintas feiras.

A equipe ia chefiada por D. Elza Lima, Coordenadora da Casa de Iracema. Em uma semana foi construído o indispensável para início em sede própria, muito modesta. Um ranchinho existente foi consertado para servir à administração e conter o depósito. Em seguida, houve singela inauguração, com uma primeira Distribuição de Gêneros e Benefícios, estando presentes 27 famílias. Era o dia 02/10/71 Nessa fase de implantação a Casa contou com a funcionária Leonice Teodoro.

O pessoal do Centro cooperou bastante, de início; depois, afastou-se espontaneamente
A primeira Supervisora da Casa de José foi Maria Zuíla Pereira Façanha, tendo como funcionárias Venância dos Santos Lima e Yole Vilela, que figuraram na equipe de D.Elza. Anos mais tarde, foi possível erguer, no mesmo terreno, uma Sede bem maior e mais adequada, onde ainda hoje a Casa Assistencial funciona plenamente.

Onde fica

R. Barão de Igarapé Miri, 527 – Guamá – Bélem/PA – CEP: 66075-000


(91) 3249-7795

Projetos Sociais

Diga o que você achou da Unidade

Faça parte da Obra de Fabiano também!

Antes de você ir...

Faça parte do nosso grupo de Associados Contribuintes, através do nosso projeto do Um Grão e ajude a construir um mundo melhor.

Quero doar!
Show Buttons
Hide Buttons