A maior Obra Social do Brasil.

Casa da Fraternidade

Lar Fabiano de Cristo > Unidades > Casa da Fraternidade

Supervisor

Lúcia Cristina da Silva

História da Casa da Fraternidade

Na cidade de Três Corações – MG, um grupo de espíritas, na maioria militares, integrantes do Núcleo da Cruzada dos Militares Espíritas local, dedicava-se a atividades assistenciais, organizando campanhas diversas – inclusive a “do Quilo” – para dar socorro a pessoas muito pobres. O grupo necessitou de uma sede, como apoio para suas lides. Construiu um prédio de dois(2) pavimentos, onde viriam a funcionar uma “Casa da Sopa”, com cozinha, depósito anexos, e um “Albergue Noturno”. Ali também realizadas reuniões espíritas. Foi que o Núcleo passou a estar sediado, desde 02/01/65. O grupo pediu ajuda ao LAR FABIANO de CRISTO.

O então Vice-Presidente daquele Núcleo, em março/65, visitando o Rio de Janeiro, encontrou-se com o Presidente da CAPEMI, Cel. Jaime Rolemberg de Lima (também da Direção do LAR FABIANO de CRISTO), um Cruzado Militar Espírita como ele. Manifestou-lhe seu desejo de construir para os tricordianos uma escola profissionalizante. E obteve do LAR a assinatura de um convênio de cooperação financeira, como apoio à obra social que vinham empreendendo. De fato, em 24 de abril de 1966 era realizada naquele prédio a que nos referimos uma primeira Distribuição de Gêneros enviados pelo LAR. A instituição mencionada no convênio chamou-se “Casa do Capitão Maurício”, em homenagem ao Patrono dos Militares Espíritas.

Pouco depois, o grupo primitivo dividiu-se: alguns companheiros afastaram-se da Cruzada e com o empréstimo feito por um deles adquiriram 2 terrenos, onde já havia uma construção iniciada, à qual deram continuidade, com o objetivo de montar a Escola Profissional. Eles necessitavam de mais um lote e vinham lutando por consegui-lo. Foi quando o Cel . Rolemberg os visitou, revelando-lhes, então, que o Dr. Bezerra de Menezes, através da mediunidade de Divaldo Pereira Franco, lhe dissera haver em Três Corações um grupo de abnegados espíritas dispostos ao trabalho, com o qual seria possível criar a Unidade do LAR FABIANO de CRISTO, de 3a. faixa, local.

Data de então – 13/07/67, a fundação desta unidade que continuou a chamar-se “do Capitão Maurício” at que, em 25/10 seguinte, em reunião, a Diretoria do LAR aprovou a mudança do nome para Unidade Fraternidade. Foi construída uma sede pequena.
Após tê-los visitado de novo, o Cel. Rolemberg remeteu-lhes cheque, visando à compra de 6 outros lotes de terreno, para a construção definitiva. Em 2 dias estavam prontas as plantas respectivas.

Na reunião de Diretoria do LAR de 19/06/68 falou-se que a casa vinha funcionando bem; e seu nome figura na relação de 3a faixa da Ata de 09/08/68.
A sede nova foi inaugurada em 08/02/69 presentes o Prof. Pastorino, o primeiro idealizador do LAR, e Divaldo Pereira Franco, de Salvador (BA). Já nessa época, a Casa atendia há 51 famílias.

Onde fica

Rua Dr. José Garcia da Fonseca, 57 – Jardim Sta Teresa – Três Corações/MG – CEP: 37410-000


(35) 3234-1129

Projetos Sociais

Diga o que você achou da Unidade

Faça parte da Obra de Fabiano também!

Antes de você ir...

Faça parte do nosso grupo de Associados Contribuintes, através do nosso projeto do Um Grão e ajude a construir um mundo melhor.

Quero doar!
Show Buttons
Hide Buttons