Aconteceu na data 03 de outubro a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife, sob o tema “Vozes do Território – Comida de verdade no campo e na cidade, por direito e soberania alimentar”.

A Casa de Rodolfo Aureliano (Recife/PE)tem assento no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/Recife) e o assistente social Vagno Batista integrou a equipe da comissão de construção da III CMSAN.

A Conferência ocorreu durante todo o dia, com uma vasta programação, iniciando com a apresentação cultural do Grupo Movimento, União e Cultura Afro Popular, da Unidade. A mesa de abertura contou com a participação de Ana Rita Suassuna (Secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife e Presidente da CAISAN/Recife); Ednaiptan de Souza (Presidente do COMSEA/Recife); Nathanael Valle (COMSEA/PE) e Hillário Damázio (Presidente do CRN6).

Na Conferência, Alexandre Pires, biólogo e coordenador do Centro Sabiá de Desenvolvimento Agroecológico e da ASA – Articulação Semiárido Brasileiro – Pernambuco, proferiu a palestra “Agricultura Familiar como produtora de alimentos e água”. O Encontro contou com a presença de Vera Baroni, ativista dos Direitos Humanos, de Yabassé do Ilê Obá Aganjú Okoloyá e Augusto Guimarães, presidente da Colônia de Pescadores Z1 do Pina, ambos representando as “Vozes do Território”.

No período da tarde o trabalho foi em grupo, com apresentação de propostas, moções, a construção de uma carta política e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual – VI CESAN/PE.

“Foi um dia producente e importante pois entendemos a Conferência como um espaço de resistência nessa conjuntura em que a volta da insegurança alimentar assola o país e compreendemos que alimentar-se é um ato político.” – relatou Vagno Batista.

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!