Em comemoração ao Dia Nacional da Mídia 21/06, o Clube de Mídia da Casa Professor Pastorino (Goiânia/GO), promoveu uma roda de conversa para discutir sobre a influência das redes sociais na vida de todos.
O debate foi estimulado após todos assistirem um vídeo sobre o “verdadeiro eu” e “imagem criada através das redes sociais”.
Os crimes digitais também foram abordados com a lembrança da Lei 12.737/2012 conhecida como Carolina Dieckmann, que passou a vigorar em março de 2013, sobre invasão de dispositivos e veiculação de conteúdos, sem autorização.
Ainda dentro da roda de conversa foram levantadas questões como: o que seria do mundo sem a internet?, até que ponto as redes sociais influenciam em nossas vidas?, quanto tempo, ficamos conectados?, alguém já fez algo inusitado somente para aparecer na mídia?, você consegue ficar sem as redes sociais em sua vida?, você já sentiu-se manipulado pelas mídias? e ainda, “os assuntos que chegam a nossos aparelhos são compartilhados ou apagados?”.
As conclusões surpreenderam com alguns dizendo que “morreriam sem o celular”, tal o nível de importância das redes sociais em suas vidas. Uma pequena minoria disse que não faz uso excessivo devido os pais controlarem o acesso, exigindo limitações. Colocaram ainda, que “às vezes” compartilham conteúdos sem ao menos verificar se o assunto é verídico.
Ao final, os jovens consensuaram que “a tecnologia está a nosso favor desde que saibamos usar com moderação e cuidado.”

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!