A violência contra a pessoa idosa não é muito divulgada na mídia e muitas vezes não é sequer percebida pelo idoso, se esta não caracterizar-se como sendo física.
Ciente deste cenário, a equipe da Casa de Amigos Dedicados, nosso centro de convivência para idosos, situado no município do Rio de Janeiro/RJ, promoveu palestra para não deixar passar em branco o dia 15/06 – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
São considerados tipos de violência contra a pessoa idosa: agressão física, abuso financeiro, negligência, abuso sexual e a violência psicológica. A negligência refere-se a recusa ou omissão de cuidados, por parte de seu responsável, familiar ou instituição.
A palestra enfatizou o estado de direto previsto na legislação – Estatuto do Idoso – identificando a violência em seus diferentes formatos, salientando modos e maneiras de como devem se portar ao perceberem a violência sendo exercida em um idoso ou neles próprios, além da importância de se manterem ativos e saudáveis para a prevenção da violência, e aconteceu no dia 13/06.
Foi uma manhã bastante enriquecedora.

As potencialidades das pessoas idosas são uma base sólida de desenvolvimento
futuro, permitindo que a sociedade conte cada vez mais com suas competências,
experiência e sabedoria
(Declaração de Madrid, II Assembleia da ONU sobre o Envelhecimento, 2002).

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!