O Assistente Social Vagno Batista e o Educador Social Danrley Barbosa, da Casa de Rodolfo Aureliano (Recife/PE), participaram no dia 01/04 da reunião de construção do I Congresso das Juventudes no Enfrentamento das Violências no Campo e na Cidade. O Congresso acontecerá em agosto, no Estado da Paraíba, numa ação conjunta interestadual entre os estados de Pernambuco e Paraíba.
A ideia é aplicar inicialmente para 200 jovens de cada estado, um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), levantando algumas questões para o desenvolvimento de oficinas com os adolescentes e jovens nos territórios apontados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), com maior percentual de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Por oficina, serão escolhidos coletivamente dois representantes que representarão seu território no Congresso. Em todo o estado de Pernambuco ocorrerão oficinas, assim como na Unidade da Casa de Rodolfo Aureliano, com diferentes segmentos da sociedade, a exemplo de quilombolas, índios, adolescentes e jovens de comunidades violentas, população de rua e liberdade assistida entre outros.
O evento tem como perspectiva, construir um documento com os reais anseios e demandas levantadas pelos adolescentes e jovens, que subsidiará a construção de políticas públicas nos dois estados.
A reunião aconteceu na Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude.
Aproveitamos também a oportunidade para articular alguns serviços para os coparticipantes.

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!