A primeira semana de dezembro foi agitada na Casa de Professor Pastorino (Goiânia/GO) com a realização da Maratona Esportiva para crianças e adolescentes.
No primeiro dia teve a abertura com o Hino Nacional, as orientações e regras de como aconteceria a Maratona, a divisão das equipes e a escolha do nome de cada equipe.
Guerreiros e Cromossomos Inteligentes foram os times do turno da manhã e a criançada da tarde empataram no quesito originalidade: Treme Terra e Mercenários.

A cada dia eram realizadas de três a quatro modalidades escolhidas entre as quais: dança da cadeira, pular corda, estourar o balão, cabo de guerra, corrida de saco, brincadeiras de garrafas, brincadeiras com cones, salto a distância, reloginho, jogo de damas, jogos de matemática, dança do chapéu, karaoquê, jogos de futebol masculino/feminino e vôlei.

Somente no último dia foram revelados os resultados que premiaram os Cromossomos Inteligentes e os Mercenários.
No futebol masculino os ganhadores foram o grupo cinza, já no feminino o amarelo.

No encerramento das atividades, sorteios de dois berimbaus, cds de capoeira e guloseimas.
Ao final foi realizada a avaliação com as crianças, educadores e voluntários que evidenciou a importância da experiência vivida por todos nós. A fala geral foi de muita participação, coletividade, integração e entusiasmo com pedido de “quero mais”.

Para nós fica a experiência do quanto as atividades que resgatam as brincadeiras que foram tão comuns no passado e esquecidas nos dias de hoje, são divertidas e cheias de ensinamentos.
Uma experiência riquíssima registrada no rosto das crianças confeccionando telefone com latinhas e barbantes, por exemplo.

Foram momentos muito gratificantes de alegria,descontração, cooperação e interação.

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!