I Mostra Estudantil de Dança e Teatro, aconteceu no dia 06/06, realizada pelo Clube de Mídia em parceria com o Grupo de Teatro Grão. O Salão Multiuso da Casa de Sylvio Xavier nesse dia, transformou-se em palco para as apresentações – três escolas locais ( Pedro Peres Fontenelle, Julieta Gomes Leitão e Gabriel Sales Pimenta), a apresentação do Grupo de Teatro Grão e o frevo da turma de Dança.

A Escola Pedro Peres Fontenelle trouxe para o palco, o resultado de discussões e jogos teatrais, uma apresentação autoral, intitulada de Reflexos. “Ser jovem hoje é mais difícil do que em outras épocas. (Ana Maria Moura).

Nessa perspectiva Reflexos mostra um pouco do comportamento do jovem de hoje, seus vários questionamentos, dúvidas, ações e  a luta diária que enfrentam no mundo externo e interno.

Maria do Socorro Camelo, responsável pelo grupo, ratificou a importância do trabalho com os jogos teatrais, após  a indagação: “Quem você quer ser? Não o quê, mas QUEM?”.


Escola Pedro Peres Fontenelle

Em sequência apresentaram-se a Escola Julieta Gomes Leitão com uma coreografia que retratava o Cangaço, trazendo um figurino bem representativo e a Escola Gabriel Sales Pimenta, trouxe um figurino e cenário que engrandeceu a apresentação do texto Pocahontas.

O encerramento da Mostra ficou por conta do Grupo de Teatro Grão, com a apresentação do texto Roleu e Jumieta, uma adaptação do clássico de Shakespeare, feita por Sérgio Silva. O grupo trouxe a apresentação na linguagem clown*, um figurino bem colorido e uma interpretação bem cômica, arrancando gargalhadas da plateia em vários momentos. Este grupo é formado por Jovens da comunidade e a maioria participou das atividades oferecidas na Casa de Sylvio, alguns ainda fazem parte.

No teatro, o clown é o palhaço, diferente do modelo clássico de palhaço dos circos, por exemplo, é o clown próprio ator atuando de forma “exagerada”, por exemplo, se determinado ator se acha narigudo, ele vai exagerar justamente esta característica para potencializar sua atuação. Ele “lembra um palhaço padrão mas atua de forma diferenciada.
A Direção e Coordenação do Grupo de Teatro Grão é feita por Deyvid Borges.

Escola Julieta Gomes Leitão

Escola Julieta Gomes Leitão

No geral a I Mostra Estudantil de Dança e Teatro, teve um saldo muito positivo, pois permitiu aproximar os trabalhos feitos nas escolas, bem como na comunidade. Esses trabalhos ficavam restritos ao espaço de atuação de cada escola, com a Mostra, foi possível reunir essas apresentações e fazer uma tarde de troca de saberes, além de divulgar os novos talentos e fortalecer o movimento das artes cênicas. É o Lar Fabiano de Cristo provocando a cultura esteja aonde estiver.

Frevo LFC (3)

Frevo do Lar Fabiano de Cristo

Grupo Grão

Grupo Grão em Roleu e Jumieta

Comentários

Faça parte da Obra de Fabiano!